SPEEDNET

SPEEDNET

ÓTICA LUZ

ÓTICA LUZ

POSTO

POSTO

RL

RL

CONSULTÓRIO

CONSULTÓRIO

LAVA JATO

LAVA JATO

CASA BELLA

CASA BELLA

MOTEL

MOTEL

MOTEL2

MOTEL2

HILDETE

HILDETE

ANDSON

ANDSON

SALÃO

SALÃO

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Câmara de Marcolândia realiza Sessão Solene pelos 62 anos de fundação da cidade

Presidida pelo vereador Dunga, presidente do Poder Legislativo municipal, foi realizado na tarde deste sábado, 18 de agosto, na Câmara Municipal de Vereadores, uma Sessão Solene pelos 62 anos de fundação do município de Marcolândia. De acordo com a história, em 18 de agosto de 1956, chegou ao município o senhor Corinto Matos, que com demais companheiros, instalou no local uma cancela de fiscalização, oportunidade em que chegaram os primeiros povoadores, que eram fazendários e que a partir daquele núcleo, que depois foi transformado em um Posto Fiscal, surgiu o povoado.
Durante a Sessão Solene o nome de Corinto Matos foi bastante lembrando como sendo um dos desbravadores do lugar. Uma breve história da criação do município e seu desenvolvimento foram apresentados para os presentes.


Vereadores participaram de Sessão Solene
“Um evento muito importante, pois foi divulgado como foi fundada nossa cidade e quem foram seus primeiros moradores, onde nossa juventude pôde conhecer um pouco da realidade de nossa cidade, como se desenvolveu e como está sendo desenvolvida. Acho que foi uma justa homenagem ao senhor Corinto Matos que deu início a toda esta história de Marcolândia”, disse o prefeito Chico Pitu.
Chico Pitu, prefeito de Marcolândia
De acordo com o vereador Birica, no dia 18 de agosto, Marcolândia vive um importante momento de sua história, pois relembra a chegada do desbravador Corinto Matos e seus colaboradores. “Aqui era uma mata virgem, de grandes dificuldades, mas ele achou que aqui era o ponto certo para montar o cerco fiscal. O lugar deu tanto certo que se transformou em um Posto Fiscal, ficando aqui conhecido inicialmente como Posto da Serra e depois de sua povoação recebeu o nome de Marcolândia, nome também dado por Corinto Matos”, lembrou o vereador.
Vereador Birica
Já a escritora Dalva Matos, filha de Corinto Matos, expressou sua alegria pela data e agradeceu aos que destacaram o nome de seu pai como sendo um dos fundadores da cidade. “Uma alegria muito grande em ver a comunidade reunida em torno desta comemoração, onde foi focada a figura de Corinto Matos, mas que na verdade é um momento de lembrar da história coletiva do município. Este instalou uma cancela de fiscalização, oportunidade em que trouxe os primeiros povoadores, que eram fazendários e que a partir daquele núcleo que era um Posto Fiscal, surgiu o povoado. Todo o esforço coletivo de meu pai e de todas as outras pessoas que estavam lá presentes no momento, é que permitiu que a cidade se transformasse no que é hoje”, finalizou.
Escritora Dalva Matos escreveu livro sobre história do município
Filhos e netos de Corinto Matos participaram da Sessão
Participaram também da Sessão Solene os ex-prefeitos Lafaiete e Mário; os vereadores Dunga, Irmã Luiza, Robério, Birica, Chico Joaquim e Naldinho; secretários municipais, familiares de Corinto Matos, adolescentes do Grêmio Estudantil e a população em geral.
Ex-prefeito Lafaiete lembrou um pouco da história da cidade
Prefeito Chico Pitu com ex-prefeitos

Fonte: Folha atual

Nenhum comentário:

Postar um comentário